Mais de 50% dos pedidos de aposentadoria foram negados pelo INSS até setembro deste ano. Essa onda de recusas, além do transtorno ao segurado que aguardou um longo período para obter a resposta da Autarquia, ainda vem acompanhada de um temor: Será que vou ser atingido pelas novas regras da Reforma da Previdência?

Para explicar, quando realizamos o requerimento administrativo, ou seja, o pedido do benefício junto ao INSS, temos uma garantia de que a lei a ser aplicada será a que está em vigência naquele momento. Sendo assim, se fiz o requerimento antes de qualquer mudança da Lei, tive o meu direito assegurado!

Porém, é importante observar se o pedido foi corretamente embasado. A juntada da documentação no ato do requerimento ou do agendamento é indispensável. A Autarquia irá apenas analisar aquilo que foi requerido naquele momento.

Assim, se o pedido não foi corretamente feito, posso não ter garantido meu direito à concessão do benefício, sendo necessário realizar um novo requerimento.

Apesar de dispensável o acompanhamento de um profissional para atos administrativos perante o INSS, surge como uma alternativa segura quando objetiva a concessão de um benefício, sem surpresas futuras.

Se você ainda ficou com dúvidas, entre em contato com o Escritório Young Dias Lauxen e Lima Advogados Associados e teremos o maior prazer em lhe ajudar!